sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jesus e o Centurião


Onze horas. Estava esperando o ônibus em frente do clube Náutico. Iria entrar no serviço as treze horas, no plantão. Um jovem se aproximou e perguntou se podia conversar um pouco comigo.

- Sem problemas
- eu disse.

Então ele começou a falar da sua filosofia religiosa e me explicar sua crença. Um pedaço da conversa foi assim... ele me perguntou:


- Você acredita em Deus irmão?

- Claro !

- Segue alguma religião ?

- Sim. Sigo o Espiritismo.

- Espiritismo não é religião !

- O que é então ?

- É "seita" !

- Ok !

- Já leu a Bíblia ?

- Já li sim...

- Já leu ??? Como, se nem eu mesmo lí ?

- Já li sim cara, do Gênese ao Apocalipse.

- Bom, não adianta só ter lido... você tem que ser guiado por alguém que tem o conhecimento, que tem estudo bíblico. Não é só pegar a Bíblia e ler...

Nesse instante chegou o Pássaro Marron que eu estava esperando. Agradecí pela conversa e peguei o panfleto que o jovem me entregou. Sentei no banco e o reclinei levemente para que eu pudesse chegar com um pouco de conforto até Guarulhos. Fiquei pensando naquela conversa durante o trajeto. O ônibus seguiu viagem pela Mogi-Dutra em direção a Ayrton Senna. Claro... eu preciso de uma pessoa estudada prá me dar orientações sobre o Livro Sagrado... mas, para aquele jovem, a pessoa certa para essa tarefa seria, certamente, seu pastor, padre ou dirigente. Cada um deles, de cada respectiva filosofia, defenderia que a sua interpretação deveria ser a mais adequada e que seria a mais próxima da Verdade. Eu havia lido toda Bíblia ali no ponto mesmo, durante mais de um ano, lendo um pouco por dia enquanto esperava o ônibus. Na verdade a maior parte do Bíblia eu li na rodoviária de Mogi. As vezes eu conseguia ler somente alguns versículos e, outras vezes, era possível ler algumas páginas. Sempre marcava com uma lapiseira o ponto onde eu havia parado. Vi coisas curiosas, belas e estranhas nesse livro. Vi violência, adultério, fé, amizade, remorso, amor, incesto e guerras. Achei curioso o que está escrito no finalzinho do livro do Apocalipse a respeito de supostos adulteradores da Bíblia:

"Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo,
Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras
do livro dessa profecia,
Deus tirará a sua parte da árvore da vida,
da cidade santa e das coisas que se acham escritas nesse livro."

Naquela ocasião, fiquei pensando que se essas palavras forem verdadeiras, muitas pessoas podiam estar em apuros... kkk... Mas, se vocês me perguntassem "qual a parte da Bíblia você achou mais interessante ?" Ah, tem uma parte que eu simpatizei muito... me identifiquei mesmo ! Esse trecho me emocionou e, depois que o li, nunca o esqueci:

Mateus - capitulo 8 - versículos 5 a 10:

Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando:

- Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.

Jesus lhe disse:

- Eu irei curá-lo.

Mas o centurião respondeu:

- Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.

Ouvindo isso, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam:

- Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta !"

Não sei por que, mas a fé desse centurião me despertou uma grande emoção na época que li esses versículos. Espero que essa passagem desperte em vocês a mesma emoção que despertou em mim... kkk...

*isso foi em 2005

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...