sábado, 18 de dezembro de 2010

Era uma vez...



Era uma vez uma minhoca chamada Fifi. Ela era uma minhoca muito triste, e vivia dizendo para si mesma, enquanto cavava seus túneis e digeria restos de plantas e insetos:

"Sou um ser rastejante
muito pior que
as cobras
vivo uma vida humilhante
me alimentando das sob
ras
queria ser fa
scinante
mas faço péssimas obras..."

Vivia repetindo essa frase de modo incessante, enquanto trabalhava. As outras minhocas, suas amigas e irmãs, viviam tentando convencê-la a ver as coisas de modo diferente, mas ela era muito teimosa para as ouvir. Dizia tanto essa frase que as outras minhocas começaram a ficar tristes também e a repetir a mesma frase que ela sempre dizia. Com o tempo todas as minhocas do planeta foram contaminadas pela idéia da minhoca Fifi, e todas elas diziam em coro:

"Sou um ser rastejante
muito pior que as cobras
vivo uma vida humilhante
me alimentando das sobras
queria ser fascinante
mas faço péssimas obras..."

Todas as minhocas do planeta foram diminuindo o ritmo de trabalho, até que um dia pararam de tanta tristeza que sentiam. Os primeiros seres a sentir a mudança foram as plantas, que já não tinham suas raízes nutridas e oxigenadas pelos túneis das minhocas. Todas plantas conversavam entre si, atravéz da ligação que possuíam entre todas as raízes, e decidiram nomear uma planta para conversar com as minhocas. Foi escolhida a dona Parreira para falar com a Fifi:

- O que aconteceu Fifi ?

- Nós somos feias e inúteis ! Quem dera ser como as plantas, que produzem flores e frutos !

- Mas se vocês, as minhocas, não nos nutrirem com o adubo que só vocês produzem, como iremos sobreviver amigas ?

- Nos deixe em paz, pois somos os piores seres da criação !


E voltavam a pronunciar incessantemente os mesmos tristes versos... e as plantas começaram a perecer. Então os insetos começaram a notar que as plantas estavam murchando e perguntaram a elas o que estava acontecendo. Elas explicaram tudo aos insetos, que elegeram a libélula para tentar um diálogo com a Fifi:

- Salve Fifi ! O que acontece ?

- Nós somos feias e inúteis ! Quem dera ser como os insetos, que produzem mel e seda !

- Mas se vocês, as minhocas, não nutrirem com o adubo as plantas, como elas irão produzir néctar, frutos e sementes para a nossa sobrevivência ?

- Nos deixe em paz, pois somos os piores seres da criação !


E voltavam a pronunciar ininterruptamente os mesmos versos... e os insetos começaram a enfraquecer. Então as aves começaram a notar que os insetos estavam sumindo. Elas perguntaram para eles o que estava acontecendo. Eles explicaram tudo às aves, que elegeram o Beija-flôr para tentar um diálogo com Fifi:

- Olá Fifi ! O que há com vocês, as minhocas ?

- Nós somos feias e inúteis ! Quem dera ser como os pássaros, que são os seres mais úteis e belos da Terra !

- Mas se vocês, as minhocas, não nutrirem com adubo as plantas, como elas irão produzir néctar, frutos e sementes para a sobrevivência dos insetos que, então, irão nos alimentar ?

- Nos deixe em paz, pois somos os piores seres da criação !


E voltavam a pronunciar os mesmos tristes versos... e os pássaros começaram a enfraquecer. Os animais notaram que as aves estavam sumindo. Eles perguntaram para o Beija-flôr o que estava acontecendo e ele explicou tudo. Então os animais elegeram o Leão para falar com a representante das minhocas, a Fifi:

- O que acontece honorável Fifi ?

- Nós somos feias e inúteis ! Quem dera ser como os animais, que são os seres mais ágeis e lindos da Terra !

- Mas se vocês, as minhocas, não nutrirem com adubo as plantas, como elas irão produzir néctar, frutos e sementes para os insetos, que servirão de alimento para as aves, que alimentarão os animais ?

- Nos deixe em paz, pois somos os piores seres da criação !


O Leão ficou extremamente preocupado. Ele notou que tudo em volta estava morrendo em decorrência da falta do trabalho das minhocas. Então ele disse, de forma objetiva:

- Nobre Fifi, sou obrigado a discordar de você ! Será que não percebe a importância do trabalho das minhocas ? Tudo em volta está perecendo por falta do seu trabalho de fertilização e oxigenação do solo ! Eu me ajoelho diante de você e lhe peço humildemente que retorne ao seu trabalho Fifi ! Toda a vida na Terra acabará sem o trabalho importantíssimo que vocês fazem ! Nós não podemos nem sabemos fazer o que vocês fazem ! Por favor, nos ajude Fifi !

Ao ver o Leão, rei de todos os animais, ajoelhado e com lágrimas nos olhos, algo se remexeu no interior de Fifi. Era como se ela começasse a voltar a realidade:

- Meu Deus, a que ponto chegamos ! O Leão está de joelhos diante de mim, uma simples minhoca ! Nunca havia percebido que nosso trabalho era tão essencial para a vida !

Então ela mudou o discurso... mas não foi fácil nem rápido convencer suas amigas e irmãs:

"Sou um ser radiante
muito melhor que as águias
vivo uma vida brilhante
me alimentando das folhas
sou e serei fascinante
e faço ótimas obras..."

Logo tudo voltou a ficar lindo e colorido... mas uma coisa nunca mais foi como antes... agora as minhocas SEMPRE trabalhavam contentes...



Texto e desenhos:
Cláudio Tadeu Cavallote
=)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...