domingo, 23 de agosto de 2009

Três Sílabas

Estávamos quase nas férias de julho. Eu fazia Eletrotécnica e a Nani fazia Edificações. Eu estava tranqüilo sob esse aspecto mas ela estava muito preocupada pois havia uma grande possibilidade dela ficar de recuperação. Eu só ia na escola prá responder a chamada mas já havia fechado em todas matérias... mas uma coisa me preocupava. É que eu percebi que estava começando a gostar da Nani... antes era um sentimento tão pequenino que parecia como um minúsculo broto que iniciara a saída da semente, quase de maneira imperceptível. Depois, quando notei que esse sentimento crescera, comecei a rejeitar isso com todas as forças pois não queria trair a confiança de minha estimada amiga... mas ela não ajudava ! Vivia me procurando prá conversar, prá levá-la até o ponto e constantemente escrevia-me cartas e poesias. Isso me deixava muito confuso ! Uma noite estávamos entrando na escola e ela me disse, aflita, que esquecera na sua própria casa o trabalho que havia feito... o trabalho que supostamente a deixaria fora da recuperação. Nesse instante me passou pela cabeça uma idéia de como saber se ela gostava de mim mesmo... é melhor errar tentando do que não errar e não tentar... kkk...

- Eu posso te ajudar Nani !

- Pode ???

- Sim... mas vai ter um preço... kkk...

- O que você tá pensando ?

- Eu posso ir em casa e em duas horas voltarei com o trabalho !

- Ah, e quanto isso vai me custar ? kkk...

- Um beijo seu !

- Ah, seu pilantra ! kkk...

- Aceita ?

- Fechado !

O trabalho era moleza ! O professor deu "sopa" prá ela e pediu esse trabalho só prá ter um motivo para não deixá-la de recuperação. Era um pequeno estudo sobre os deuses da Grécia. Dei meia volta e fui prá casa. Pesquisei nos meus livros e achei um texto resumido. Datilografei tão rápido como nunca havia datilografado antes... kkk... Terminei o texto e deixei alguns espaços prá colar as figuras. Voltei prá escola com o livro. Lá tirei xerox das imagens dos deuses, recortei e colei. No horário do intervalo o trabalho estava pronto. A Nani viu e ficou emocionada... ela não acreditava que eu tinha sido capaz de fazer tudo aquilo tão rápido ! Ela tentou pegar o trabalho de minha mão.

- Negativo. E o combinado ?

- Ok !

Ela me deu um beijo rápido e, ao mesmo tempo, tirou o trabalho da minha mão. Saiu correndo...

- EI ! ISSO NÃO É BEIJO ! QUERO MEU BEIJO DE VERDADE ! VOLTA AQUI SUA SACANA !

Corri atras dela mas era tarde... ela fugiu de mim rindo muito e entrou em sua classe. Depois notei que um fio de cabelo castanho havia ficado preso em meus óculos. Esse fio de cabelo eu guardei por muitos anos...

Na semana seguinte já estávamos de férias. Eu estava em casa no fim da tarde de sábado tomando meu café.

- Oi Nani !!! Porque você não avisou que viria aqui hoje ?

- Surpresa !

- E se eu não tivesse em casa ?

- Sem problemas... eu conversaria com sua mãe !

Ela entrou e me disse que queria passear pela cidade. Ela dizia que o Itaim não era tão bonito quanto Mogi... Tomei um banho, me troquei e fomos passear pela cidade. Conversamos muito. Eu ficava admirado como ela lembrava tão bem das estórias que ela ouvia na "Jovem Pan" no "Café com Bobagem". E quanta bobagem... mas eu achava muito engraçado... kkk... Começamos a sentir fome. Paramos prá comer um cachorro quente. Fomos comer na praça João Pessoa, em frente ao Hotel Blinder. Já escurecera. Agora já estávamos na praça João Antonio, em frente ao INSS. Sentamos num daqueles bancos que não tem encosto, um de frente para o outro.

- Já tá ficando tarde Nani. É melhor você ir. Sua mãe pode estar preocupada !

- Leia isso:

Ela me entregou uma folha manuscrita com sua caligrafia característica:


...............Acabar ?

......................................................Continuar ?

.........................Intervir ?

...............................................................................Egoísmo ?

........................................Tempo ?

.....Futuro - hoje ?

.............................................Cadê a resposta ?


................O tempo está sem tempo !
..........Nem o tempo sabe me responder.
................O futuro é hoje, o tempo passou,
..........e eu não tive a resposta.
................O tempo está confuso, ele não sabe de mim,
..........não sabe dele.
................Verão no outono e vice versa !
................Ninguém diz o que queremos ouvir
................no momento que queremos ouvir,
..........mas há quem diga o que nunca
................imaginei ouvir !

Fiquei sem jeito. Era uma poesia complicada. Eu precisava ler mais algumas vezes prá entender o sentido. Ela me perguntou se eu tinha algo prá ela:

- Eu tenh... ou melhor, não tenho...

- Você não sabe mentir. O que você tem aí ?

- Ai amiga, é a coisa mais cafona que já escreví ! kkk... Não quero que você veja ! Ainda está no rascunho... eu esqueci no bolso da calça ontem...

- Agora é tarde... quero ver !

- Está certo... mas é você que vai ler, tá ?

- Tudo bem... kkk...

Então eu entreguei uma folha amassada e dobrada quatro vezes, com letras escritas a lápis:

........"Três Sílabas"

........Existe palavra mais bonita que "namorar" ?
........O timbre é dos mais lindos
........e a confecção gramatical é perfeita.

........Um mar de promessas
........e um universo de esperanças
........estão ali nas entrelinhas...

........Que palavra pode ser mais bonita ?
........Ela me lembra o doce calor de mãos delicadas,
........o brilho confortador de um olhar,
........o aconchego seguro de um abraço,
........a ternura em gestos e atitudes
........e o mergulho nas águas cálidas
........da amizade incondicional.

........São apenas três sílabas que,
........montadas ou vistas sob outros ângulos,
........geram outras palavras como: cafuné, sorvete,
........pipoca, cinema... alegria !!!

........Ainda assim eu ouso indagar:
........existe palavra mais linda que "namorar" ?

........Sim é a resposta
........pois a palavra mais bonita que "namorar"
........é a palavra "sim" !

Eu fiquei perplexo com a expressão facial dela, enquanto lia. Fiquei esperando as gargalhadas costumeiras, mas ela estava demonstrando muita emoção no rosto. Terminou a leitura e me disse:

- Feche os olhos !

- Ok !

Ela me deu um beijo (um de verdade, não igual ao dia do "trabalho") e me disse:

-Quer namorar comigo ?

- Claro que sim ! Será uma grande honra prá mim namorar com você ! kkk...

E assim, pisamos naquela praça como amigos e saímos de lá como namorados... foi um dia muito marcante !

O tempo passou... ela conheceu uma idelologia religiosa diferente da que eu professava... ela começou a me dizer que o Deus verdadeiro estava entre as paredes frias do templo em que ela freqüentava... ela me disse que a minha religião era uma abominação e rompeu comigo. Ela sabia que eu não ia abandonar a minha crença tão facilmente. Nunca mais quis falar comigo. O que eu senti nessa época eu prefiro cobrir com o véu do esquecimento. Mas, enfim... me conformei em aceitar a vontade Superior e a dizer prá mim mesmo:

- Que seja feita a Sua vontade antes da minha...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...